Dicas Pica Pau
O câmber negativo ocasiona desgaste prematuro no ombro interno do pneu; o positivo, no ombro externo.
O câmber é o grau de inclinação lateral da roda e é fundamental para que os pneus possam aderir o melhor possível ao solo.
Com o câmber ajustamos a inclinação do pneu em relação ao chão.
É usado para o pneu ter menos contato com a superfície nas retas e um contato perfeito dos pneus nas curvas onde a transferência de peso empurrará os pneus para o chão. Esse é o ajuste da inclinação das rodas, de modo que o pneu fique com toda a superfície em contato com a pista nas curvas.
As forças que agem no pneu tendem a fazer com que a extremidade interna do pneu sob carga (lado externo da curva) descole do chão.
Para corrigir isto, algum câmber estático negativo é acrescentado nas rodas dianteiras, de forma que o pneu carregado externo permaneça plano nas curvas.
QUANDO DEVE SER FEITO?
• Sempre que fizer o alinhamento de direção e for detectado que as medidas do câmber estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo; • Quando os pneus apresentarem desgastes excessivos internamente ou externamente.
Quando e de que maneira deve ser feito?
De acordo com o esquema recomendado no manual do fabricante do veículo; A cada 10.000 Km; Preferencialmente com todos os pneus. A calibragem dos pneus determina o volume de ar comprimido necessário para que a pressão de enchimento aplicada nos mesmos atenda a especificação indicada pelo fabricante do veículo.
Lembrando que os pneus são os únicos pontos de contato entre o veículo e o pavimento, a pressão do enchimento é fator determinante para a segurança na direção, rendimento quilométrico adequado dos pneus e para o consumo de combustível do automóvel. Pressões de enchimento acima ou abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo (vide manual), afetam de maneira negativa o nível de desempenho e de desgaste dos pneus.
Quando e como deve ser feita?
Semanalmente; Sempre antes de iniciar uma viagem, pois com carga deve-se observar a necessidade de maior pressão dos pneus devido ao excesso de peso(vide o manual do proprietário para saber a calibragem correta); Conforme especificações do fabricante do veículo; Somente com os pneus frios, pois quando quentes podem alterar a pressão de enchimento; Com calibradores aferidos; Nunca acerte a pressão esvaziando os pneus quentes, pois este procedimento poderá causar danos irreparáveis na carcaça; Coloque sempre as tampinhas nas válvulas(bicos). Danos provocados pelo falta regular da calibragem dos pneus:Desgaste acentuado, prematuro e irregular dos pneus; Perda no rendimento quilométrico dos pneus; Perda de dirigibilidade; Alteração no consumo de combustível do veículo.
O serviço consiste em reparar um furo na banda de rodagem do pneu causado por um objeto perfurante, lacerante ou cortante, que atinge a banda de rodagem e a perfura, penetrando e transpassando de fora para dentro da carcaça do pneu. Nas diversas situações poderá haver ou não o esvaziamento instantâneo do ar comprimido existente dentro do pneu. Os consertos são limitados à área da banda de rodagem do pneu e jamais devem ser feitos em pneus que apresentem desgaste do desenho da banda de rodagem do pneu abaixo de 1.6mm, e também onde o furo existente tiver diâmetro maior que 6.5mm. Furos provocados por objetos perfurantes ou mesmo cortes na banda, sempre deverão ser consertados no lado interno do pneu (lado oposto à própria banda de rodagem).
O conserto a frio, dos tipos “plugs” ou “manchão a frio”, são os mais recomendados para os pneus de passeio e camioneta radiais. Jamais se devem aplicar consertos nas regiões do flanco(lateral) do pneu, que vão desde o ombro até o talão..
Quando os pneus estão quentes devido a alta rodagem, é muito provável que a calibragem aumente. Ou seja: se você colocou 30 libras, ele irá para 40 libras.
Um exemplo bem legal é quando o sistema de suspensão está desregulado e o pneu tem um desgaste maior do que o normal. Também é importante ficar atento ao carro: se o volante costuma puxar para o lado, trepidações são perceptíveis, isso pode significar que o veículo pode estar desalinhado ou desbalanceado.